Biografia
Rita Pea nasceu no Outono de 1986 em Lisboa. Escritora, Poeta, Dramaturga e Libretista. Publicou “Fragmentos de uma Alma” (2009) após vencer um concurso para Jovens Escritores. Participou em vários eventos literários entre os quais Feira do Porto (2010) e Salão do Livro e da Imprensa de Genebra (2013). Ingressou em várias Antologia Poéticas Nacionais e Internacionais. Venceu alguns prémios, entre os quais: Troféu Excelência 2014 e a Medalha Luiz Vaz de Camões (2015) atribuídos pela LITERARTE. É Membro Académico do Núcleo Académico de Letras e Artes de Lisboa (N.A.L.A.L.), Membro Académico da Academia de Letras e Artes de Fortaleza (A.L.A.F) e Membro Académico da Academia de Letras e Artes de Buenos Aires. Em 2016 publicou o seu segundo livro de Poesia intitulado “Nu Avesso das Palavras”, esteve presente no I Salão do Livro de Lisboa, recebeu uma Menção Honrosa no Concurso Literário Internacional “Amor e Amore” em Itália. Em 2017 terminou o seu Projecto Teatral “Par 735”, foi Membro integrante do Júri do X Concurso Literário do Município de Azambuja (2016/2017), organizou e cumpriu a sua primeira Tournée Literária “Nu Avesso das Palavras” e venceu o Troféu Imprensa Sem-Fronteiras – Categoria Literatura (Rio de Janeiro, 2017). Em 2018 escreveu e publicou o seu terceiro livro intitulado “O Espelho da Medusa” pela Editora Lua de Marfim, iniciou tournée pelas lojas Fnac, Livrarias e Bibliotecas, esteve presente no Salão do Livro, na Covilhã, foi membro do Júri do Concurso Literário do Município de Azambuja nos anos (2017/2018) e (2018/2019). Em 2019 continua a sua tournée literária pelo país, termina a escrita de um Libreto intitulado “Lençóis de Vénus” para o Maestro e Compositor Gonçalo Lourenço. Recebeu o Prémio Destaque Literário 2019 pela LITERARTE no Encontro Internacional de Culturas Lusófonas, em Odivelas.
|
|
Sinopse "Fragmentos de uma Alma" (2009)
"Peço pedaços de Ti às palavras que te escrevo...
Como se fosse fácil amar-te aos poucos...
E mesmo que todas as palavras fossem imensas Despedaçar-se-iam diante de Ti,
Porque Tu és a vida..."
Sinopse "Nu Avesso das Palavras" (2016)
O “Nu Avesso das Palavras” trata-se de um Livro que teve um período de gestação de sete Outonos. É uma obra construída por cinquenta poemas que abordam emoções humanas. É essa a matéria-prima, que inspira e desafia a Autora a criar. Dotada de uma enorme sensibilidade, esta exprime-se paradoxalmente num universo inquieto e cândido, ao mesmo tempo, delicado e vulgar. A publicação surgiu não só, com a missão de cessar um ciclo de vida mas também para sedimentar com lucidez, o seu crescimento pessoal e a sua evolução na escrita. No fundo, trazer à Autora a certeza de saber qual é o seu ponto de partida…
Sinopse "O Espelho da Medusa" (2018)
O Espelho da Medusa é livro com uma escrita sensual e envolvente que ousa desafiar os vossos pensamentos mais secretos. Foi escrito durante uma gestação de quase dois luares e surgiu com a missão de libertar a autora das amarras do passado e fazê-la mergulhar num profundo equinócio da Alma, em busca de Si mesma. Esta metamorfose é um grito de evolução não só pessoal mas também profissional determinando assim, o início de um novo ciclo de vida.
|
|
www.facebook.com/officialritapea www.instagram.com/officialritapea www.twitter.com/RitaPeaOfficial
www.umexcessodecharme.com
|