Ana Rosado é uma artista e autora eborense nascida em 1993. O seu percurso começou desde cedo, e foi na escola onde demonstrava a sua habilidade artística, tendo participado em vários concursos regionais juvenis, tendo ganho inclusivamente o concurso escolar de desenho no seu último ano da escola secundária. O seu nome como artista foi crescendo conforme pintava fitas académicas, retratos, e também através do seu trabalho como professora de artes ao longo de 7 anos, entre outras contribuições para a sua comunidade local, até chamar a atenção de instituições tais como a CCDR e o Instituto Cultural de Évora, para as quais regularmente ilustrava capas das suas revistas, antologias, poemários, e por aí fora. Foi também nesta instância que conseguiu publicar 3 obras mangá, duas delas de sua autoria, e uma delas em co-autoria com o escritor poeta Pedro dos Santos. A sua presença tanto nas redes sociais como nós media tradicionais conta também já com vários anos, contando com a apresentação do seu mangá no evento de cultura japonesa ÉvoraAnime, evento este também de sua co-criação. Neste momento continua a dar workshops de desenho mangá, a criar obras originais e também de fandom, tendo a sua última lhe conferido o título de Artista do Mês, para o website da PTAnime, e uma divulgação por parte da editora nacional de mangá Devir. Participou também em 4 exposições locais, com obras sobre os temas do Alentejo, da homossexualidade, e do orgulho jovem eborense. Por outro lado, é também escritora e autora em vários géneros literários, passando pelo mangá, a poesia, a prosa, e em particular artigos sobre assuntos variados, como a guerra da Ucrânia ou a cultura japonesa.
|
|
Principais obras:
Occam's Blade: A Navalha de Occam, 2022 Sinopse: Um rapaz é transportado para uma época diferente, criando uma fissura temporal. A procura pela própria identidade transforma-se numa aventura de proporções sinistras. Manga seinen (jovem adulto) sobre viagens no tempo, realidades alternativas e virtuais, procura da identidade e o papel do ser humano ao lado da tecnologia. Este manga está traduzido para Português, Inglês e Japonês.
Os Heróis do Alto de São Bento, 2021 Sinopse O primeiro manga a ser publicado em Évora e igualmente o primeiro em Portugal a estar escrito em Prosa Poética, retrata a história de como dois jovens voluntários (um rapaz e uma rapariga) salvaram a fauna e a flora no Alto de São Bento em Évora. Esta narrativa baseia-se no voluntariado jovem e na proteção ambiental de algumas zonas de Évora. Para quem não sabe, um manga consiste numa banda desenhada artística japonesa, cujas regras de leitura e arte diferem das BD´s americanas e europeias. No Japão, os mangas são muito populares entre os jovens e estão divididos em diferentes categorias. No caso dos “Heróis do Alto de São Bento”, é um manga Shonen, que significa “Jovem”.
Trauma Sinopse PT A vida decorria normalmente para Ilya até à noite da explosão. Ele é acompanhado numa jornada que preferia não ter que fazer. A vida como ele a conhecia ficou para trás – amigos, família, projetos de vida...tudo por água abaixo. Com aliados, inimigos, e outras forças neutras, o seu único objetivo neste momento é sobreviver, e com sorte retornar à normalidade. Inspirações para este mangá incluem Kino’s Journey, Tatami Galaxy, Paranoia Agent e Alice in Borderland.
Ilustração capa de revista Missão Alentejo volume 3, 2023
|
|
Instagram de artes: https://www.instagram.com/anarosadoartist?igsh=MWtvdHV0cjg1d3hyOA==
Textos: https://linktr.ee/anacrrosado?fbclid=PAAaYGgposY4uzIbS6KKVolmLDIWSXeRRsBIEMLh8pOhuEKZCcsuro5COqu7M
|