Joana Tiemann Gabe nasceu em Ibirubá- Rio Grande do Sul no ano de 1968. Começou a escrever poemas em 2011 Em 2012 participou do concurso poemas no ônibus e no trem de Porto Alegre. Dos mais de 1200 poemas participantes, o seu poema, um amor de um dia só, foi um dos 57 classificados. Em 2013 recebeu o prêmio Destaque do ano pela ALAF. Em 2014 tornou-se membro do Núcleo acadêmico de letras e artes de Lisboa. Integra o movimento Poetas Del mundo. Embaixadora internacional e imortal pela Academia virtual de Letras, Artes e Cultura Embaixada da Poesia. Nomeada Comendadora da Embaixada da Poesia, que tem sua sede administrativa em Casimiro de Abreu-RJ Participa de várias antologias. É uma das autoras do livro de crônicas 1001 Crônicas Brasileiras, lançado no Rio de Janeiro em 2015. Acadêmica da AVL (Academia Virtual de Letras) Membro internacional da delegação Brasil do núcleo de letras e artes de Buenos Aires. Autora do livro de poesia Flores de Pitanga
|
|
Flores de Pitanga
O livro de Joana Tiemann, Flores de Pitanga é um convite à reflexão. Além dos temas aqui citados, o sentimento maior que move a poesia é o amor pela humanidade, a poeta acredita que é possível transformar o mundo, com boa dose de otimismo e atitude altruísta, que sempre será o amor, a causa de todo êxito humano. Para isso ela nos oferece sua rica contribuição através de sua boa poesia.
Fiquei muito feliz em editar esta obra, pelo fato de ter encontrado na poesia de Joana muita sinceridade de alma, pois não há quem finja ser o que não é nem alguém que escreva o que não sente e o que não sabe, não em forma de poesia de excelente casta. A voz que nos fala não se confunde e nem se contradiz, é uma alma só, um mesmo sentimento, uma mesma essência e verdade.
Evan do Carmo, editor
|
|
http://paradapoetica-joana.blogspot.com/
|