ASSOCIADOS
NEWTON GERALDO VIEIRA


Newton Vieira: Natural de Curvelo/MG/Brasil, é filho de Raimundo Cândido Vieira e Helena Pereira Vieira, ambos de saudosa memória.
Ensaísta, cronista, poeta, trovador e jornalista.
Foi diretor do Centro Cultural de Curvelo, gerente de Comunicação da Prefeitura e assessor especial do Gabinete do Prefeito.
Dentre muitas outras funções, foi diretor de Relações Públicas do Clube Recreativo Curvelano, secretário-geral da Associação Comercial e Industrial de Curvelo e diretor do Serviço Social da Indústria - SESI - Unidade Arthur Brito Bezerra de Mello. É assessor de Diretoria na AMCZ – Associação Mineira dos Criadores de Zebu.
Colaborou e colabora em vários jornais e revistas, a exemplo da Revista da Academia Mineira de Letras, e atualmente é diretor do jornal impresso e on-line A Tribuna do Centro de Minas. Colaborou na extinta LB – Revista da Literatura Brasileira, editada em São Paulo. Foi diretor de Redação da revista de cultura Pequi Magazine e editor de vários veículos impressos.
Como dramaturgo e ator, pertenceu à Cia. Teatral Sertão Veredas.
Na música, além de compor e cantar (ganhou prêmio como intérprete), também se dedica à produção e ao estudo de autores, gêneros e tendências. Assinou a apresentação do disco EM ÁGUAS CLARAS, comemorativo dos 70 anos de Clara Nunes, trabalho de Valeria Oliveira com Rildo Hora, Monarco, Pretinho da Serrinha, Velha Guarda da Portela e outros mestres. É autor de 7 livros publicados e outros inéditos..
Sua estreia na literatura foi com "Pórtico Poético", editado pela Universidade Estadual de Feira de Santana/BA. Já publicou cerca de 600 artigos. Figura ainda em 201 antologias e coletâneas publicadas no Brasil e no exterior. Dentre essas antologias, destaquem-se a “Écrivains Contemporains du Minas Gerais” (francês/português), lançada no Salão do Livro de Paris 2012, e a comemorativa dos 40 anos da Casa do Poeta Latino-Americano – CAPOLAT. Está também nas principais coletâneas internacionais da ALPAS 21.
Pertence, dentre outras, às seguintes entidades culturais: Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais – AMULMIG (Belo Horizonte/MG), Academia Corintiana de Letras (Membro Benemérito – Corinto/MG), Academia de Letras e Artes do Brasil (ALACIB), Academia Sete-Lagoana de Letras (Correspondente – Sete Lagoas/MG), Academia Internacional de Letras, Ciências e Artes – ALPAS 21 (Rio Grande do Sul), Academia Luso-Brasileira de Letras do Rio Grande do Sul, Centro de Literatura do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (Rio de Janeiro/RJ), Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (Belo Horizonte/MG), Academia de Letras e Artes de Fortaleza – ALAF, Instituto Histórico e Geográfico de Pompéu (Pompéu/MG), Sociedade dos Poetas Vivos de Minas Gerais e União Brasileira de Trovadores – UBT. É senador por Minas Gerais no Congresso da Sociedade Internacional de Cultura Latina e conselheiro do Instituto do Desenvolvimento Artístico-Cultural Integrado - IDACI.
Detém, dentre outras honrarias, a Comenda de Personalidade Literária Internacional da ALPAS 21, recebida durante a Feira do Livro de Porto Alegre 2018, o título de Gente de Expressão de Minas Gerais do jornal Estado de Minas e a Medalha de Ouro do InBrasCi – Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, além da Medalha de Ouro da ABRAMES - Academia Brasileira de Médicos Escritores - e de mais 130 prêmios literários, como o do I Festival de Poesias “Olavo Bilac” da Federação das Academias de Letras do Estado Rio de Janeiro (FALERJ) e os dos tradicionais Jogos Florais de Nova Friburgo (RJ) como Trovador na categoria Lírico-Filosófica.
Após aprovação na Secretaria de Estado do Vaticano, recebeu da Santa Sé a Comenda de Cavaleiro da Pontifícia Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, homenagem semelhante à de "Sir", concedida pelo Império Britânico.
Um de seus trabalhos em andamento é a biografia do sacerdote, poeta e filósofo Padre Celso de Carvalho, que ajudou a esconder judeus em prédios da Igreja em Roma durante a perseguição nazista.


Pórtico Poético - Poesias clássicas e em verso livre
Memória Afetiva em Maria Helena Cardoso e outros ensaios - Ensaios de literatura
O Passado se faz Presente - Resumo da História da Cidade de Curvelo
O Legislativo Curvelano - História da Câmara de Vereadores do Município de Curvelo
Dicionário do Poder Público - Dicionário Biográfico
A Introspecção na Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso - Ensaio
Chão Batido - Poesias sobre o sertão por onde andou João Guimarães Rosa
Meu Verso de Cada Dia - Trovas

A publicar:

Um Criador de Estranhezas - Ensaio de literatura
O Poeta e Filósofo de Batina - Biografia do Padre Celso de Carvalho
Ainda é Tempo de Falar de Amor - Poemas e Trovas


@newton.vieira.566 - Instagram

clickcurvelo.com - sítio em que costumo publicar
 
Associados
Proximos Eventos
Nalap © 2024
EtiServer