ASSOCIADOS
Maria Cecília Pereira Uglade


CURRÍCULO BIOGRÁFICO

Cecília Ugalde é Mestra em Educação Profissional e Tecnológica - EPT, pelo Instituto Federal do Acre - IFAC, Especialista em Gestão de Políticas Públicas, pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP – MG, Graduada em Letras Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Acre – UFAC, servidora pública, ocupante do cargo secretário executivo, com lotação na Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal do Acre - IFAC.
É Acadêmica Imortal Internacional da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes - FEBACLA, cadeira 116; Escritora Mágica na Editora Mágico de OZ; Membro da Associação Internacional de Escritores a Artistas – LITERARTE; membro fundador da Academia de Letras e Artes de São Pedro da Aldeia - ALSPA, cadeira 17; membro efetivo da Academia Acreana de Letras - AAL, cadeira nº 04; membro efetivo da Academia dos Poetas Acreanos, cadeira de nº 22; membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB; membro fundador da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Acre – FALA e membro fundador da Academia de Letras e Artes do município de Campinas.
Recebeu Título Honorífico de Personalidade Cultural (2020), outorgado pela Federação Brasileira de Ciências, Letras e Artes – FEBACLA; Medalha e Certificado Destaque Literário (2020), outorgado pela Mágico de OZ, Diploma Caneta de Ouro (2020) - FEBACLA; Medalha e Certificado Melhores de 2020 – LITERARTE; Certificado e Medalha de participação na Antologia de Fim de Ano “Compaixão”, Apena Editora (2020); é Doutora Honoris Causa em Literatura e Mestre da Literatura Brasileira, títulos conferidos pela Federação Brasileira de Ciências, Letras e Artes – FEBACLA (2021); Medalha e Certificado de Honra ao Mérito Acadêmico (2021) – FEBACLA; Medalha e Certificado Grande Prêmio Internacional de Literatura Machado de Assis (2021); Diploma de Mérito Cultural e Social – FEBACLA (2021); Medalhas Notório Saber Cultural e Bicentenário do Nascimento de “Anita Garibaldi” (2021) – FEBACLA; Certificado e Medalha de Participação na Antologia Noel Rosas (os cariocas e seus convidados) 2021, Mágico de OZ.
Tem Menção Especial no VII Concurso Literário Literatura da Natureza (categoria conto) 2018; Menção Honrosa no I Primeiro Prêmio Nacional de Poesia SPA (2017); é autora da obra A OUTRA FACE DA COLHEITA (categoria contos), das obras poéticas: ESCRITOS NA MADRUGADA, O VERSO DO INVERSO - poesias de verão e, RETALHOS D'ALMA, publicadas em 2022, 2019 e 2016, respectivamente; tem participação em inúmeras antologias (nacionais e internacionais), participação em diversos concursos literários; poemas publicados no Jornal eletrônico Acreaovivo; é coautora da obra Nova Literatura Acreana, vs. I e II publicada pela Fundação Garibaldi Brasil (2008/2012), com premiação de 3º lugar na categoria contos; participação na obra As Vozes Femininas da Floresta, (org.) Profª Dra. Margarete Edul Prado (2008) e revisão em língua portuguesa da obra Caminho da Escola Huni Kui, (org.) Ocimar Leitão Mendes, publicado pela Secretaria de Estado de Educação do Estado Acre/2010.



Cecília Ugalde é escritora (poetisa, contista e cronista) Membro efetivo da Academia Acreana de Letras-AAL; membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil-AJEB; membro da Associação Internacional de Escritores e Artistas-LITERARTE; Membro Fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia-ALSPA e membro da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes-FEBACLA. Embaixadora da Paz-OMDDH e Dra. h. c. - FEBACLA.


https://www.instagram.com/ugalde.c/;

https://www.facebook.com/cecilia.c.ugalde/


 
Associados
Proximos Eventos
   
  Posse Acadêmica 2022
  28/10/2022
  No dia 28 de outubro de 2022, no Museu de Leiria teremos o Evento de Posse Acad...
Nalap © 2020
EtiServer