ASSOCIADOS
Jorge Manuel Cordeiro Alves Nuno


Tem nacionalidade portuguesa, sendo natural de Coimbra (1950), onde estudou e casou. Reside em Braga (Portugal).
Concluiu, em universidades públicas e sempre como trabalhador-estudante, dois cursos superiores (Engenharia, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; Gestão de Sistemas de Informação, no ISEGI/Universidade Nova de Lisboa); um mestrado (Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial, no ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa).
Na sua vida profissional exerceu múltiplas atividades, na área da engenharia (reparação naval e construção civil), gestor de sistemas de informação, autor de software educativo e de estudos de mercado, educação, formação (…).


Durante décadas, impulsionou e colaborou com vários jornais e revistas escolares.
Encontra-se aposentado desde 2011 e dedica agora mais tempo à produção artística (pintura e música - piano) e à produção literária.
Tem vasta publicação literária, em suporte de papel e digital, tanto ao nível individual (poesia, romance, conto, crónica, dramaturgia e outras tipologias textuais) como através de participação em mais de 30 coletâneas. É cronista residente na revista on-line BIRD Magazine. Fez o prefácio da coletânea Solar de Poetas e de Alma Latina 2 – Coletânea de Autores Latinos no Mundo. Fez a revisão, paginação e aconselhamento nas duas obras coletivas Alma Latina 1 e 2 (2020 e 2021).
Coordenou “40 Poetas Transmontanos de Hoje”, iniciativa da ALTM, Âncora Editora (2017).
A arte é paixão antiga. Os primeiros trabalhos artísticos surgiram em 1972, com desenho a carvão; em 1983 passou para tinta-da-china; a partir de 2000 evoluíram para o óleo, com algumas experiências com pastel a seco e óleo, sanguínea, aguarela e técnicas mistas, mas privilegiando a pintura a óleo sobre tela.
De 2012 a 2020, efetuou 13 exposições individuais de pintura (maioritariamente acompanhada de poesia de sua autoria) em Portugal: Alhos Vedros/Moita; Almada; Braga; Bragança; Miranda do Douro e Vizela.
De 1983 a 2020, participou em 43 exposições coletivas – algumas com fins solidários –, em Portugal, Espanha e Holanda: Almada; Braga; Bragança; Cacilhas/Almada; Figueira da Foz; Holanda; Laranjeiro/Almada; Lisboa; Melgaço; Montemor-o-Velho; Ponte de Lima; Póvoa de Lanhoso, Salvaterra de Magos; Santiago de Compostela/Espanha; Setúbal; Sobreda/Almada; Viana do Castelo; Vila do Conde; Vila Praia de Âncora. Tem previstas mais 5 participações em 2021.
Curador da Artis Bracara I e II – Mostra Internacional de Artes Plásticas de Braga (2019 e 2021).
Integra o atual projeto Land Art Grupo 1, na Casa-Museo “El Romeral” (Pozuelo - Madrid/Espanha).
Em Portugal, é membro da:
– ALTM – Academia de Letras de Trás-os-Montes;
– Associação Portuguesa de Poetas;
– SCALA – Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada;
– Talentitanto Associação.


http://jorgenuno-paint.blogspot.com/
http://jorgenuno-letras.blogspot.com/
http://jorgenuno-art.blogspot.com/
https://jorgenuno.wixsite.com/letras
https://jorgenuno.wixsite.com/arte
Canal no YouTube (com poesia declamada)
 
Associados
Proximos Eventos
Nalap © 2024
EtiServer