ASSOCIADOS
Pedro Miguel Baptista Dos Santos


Pedro Dos Santos (Pedro Miguel Baptista Dos Santos) tem 26 anos, nasceu a 22/02/1997 em Vila Franca de Xira (Portugal), viveu nos Cotovios até aos 20 anos. Atualmente reside em Évora, cidade portuguesa.

Frequentou a Escola Básica dos Cotovios até aos 10 anos de idade, frequentou também o Escola Externato João Alberto Faria, em Arruda dos Vinhos, até aos 18 anos, onde no ensino secundário, formou-se no curso de Línguas e Humanidades. Licenciou-se em Sociologia na Universidade de Évora, local onde também tirou o mestrado em Sociologia- Especialização Recursos Humanos. Para além da sua formação básica e académica, Pedro Dos Santos teve ainda outras formações ligadas à Cultura, à Juventude, à Educação e ao Ambiente.

É Poeta, autor/Escritor, Mangaka e Sociólogo, Presidente do Instituto Cultural de Évora, Membro da Direção da Federação Nacional das Associações Juvenis, um dos Vice-presidentes da Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo e Membro da Comissão Permanente do Conselho Municipal de Juventude de Évora, académico na Academia dos Poetas da Língua Portuguesa (APLP), onde ocupa a cadeira 61 de Portugal, tendo como patronesse a poetisa e fadista Amália Rodrigues, agente e produtor de projetos culturais, promotor e coordenador de projetos educativos e juvenis, faz ainda parte de outras estruturas onde desempenha um papel interventivo em Évora e no Alentejo. Foi presidente da Da New Imagination, onde também desempenhou funções de Guionista/argumentista; fez parte da direção da Perceptions (onde desempenha agora funções de Assessor), colaborador da Câmara Municipal de Évora, facilitador e promotor de projetos de juventude e cultura no Instituto Português do Desporto e Juventude, Escritor na Palavra Cantada- Associação de Cultura e durante o seu percurso académico exerceu funções em órgãos de gestão da Universidade de Évora (nomeadamente no Departamento de Sociologia, Escolas de Ciências Sociais da UÉ e na Residência Universitária António Gedeão). Foi ainda voluntário em vários projetos/iniciativas/atividades/programas promovidas por diferentes instituições no distrito de Évora.

No que toca ao seu percurso na literatura: redige poemas, prosas poéticas, contos infantis e livros pedagógicos; tem 11 livros publicados sendo que 7 foram sob o pseudónimo Akira dos Santos (partilhado com a ilustradora Cláudia Quintas); já participou, em conjunto com outros autores, em mais de 60 antologias/coletâneas/poemários, escreve pontualmente artigos e trabalhos literários para revistas, jornais e editoras. Ganhou o prémio de Escrita criativa da Universidade de Évora em 2017; recebeu sete distinções internacionais literárias atribuídas por diferentes entidades culturais portuguesas e estrangeiras; criador e promotor de projetos literários que bateram recordes regionais de participação (por continentes e de participação juvenil) no Alentejo; criador e promotor de duas iniciativas literárias, DigiBook´s (2021) e Digitexto (2022), que ganharam respetivamente em cada ano, o Prémio de Boas Práticas de Voluntariado Jovem da Região Alentejo 2021 e 2022, ambos os prémios foram atribuídos pelo estado português; recebeu a atribuição/título- Membro Honorário do Grupo Literário Wise Winds-Ventos Sábios em 2022; ganhou o prémio Personalidade Literária Luís Vaz de Camões 2023, sendo agraciado, pela Editora Brasileira Viverarte, com o título de Personalidade Literária 2023 com a comenda que homenageia Luís Vaz de Camões. Foi outorgado com o “Premio Nacional de Poeísia Literatura Creadores por la Libertad y Paz Inédita Mahatma Gandhi.”, pelo Instituto Cultural Colombiano Casa Poètica Magia y Plumas; foi-lhe ainda atribuído o “Destacado Diamante” igualmente pelo mesmo Instituto.
 
Associados
Proximos Eventos
Nalap © 2024
EtiServer