ASSOCIADOS
ITALO ANDERSON LOPES PINHEIRO CLARINDO


Ítalo Anderson é artista, autor de poesia e gestor cultural. Natural de Fortaleza, Ceará (1993), vive em São Paulo desde os 19 anos.
Seu primeiro livro, “Gaveta Aberta”, foi publicado no ano de 2014 através do selo carioca Futurarte de poesia contemporânea. Em 2015, teve sua primeira exposição individual, “Primeiros enquadramentos”, de fotografias, sediada na S.I. Guilherme Cossoul, em Lisboa. Em 2016, lançou o livro Pelo Ralo, durante a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Frequentou formações como o Laboratório de Linguagens Visuais, na Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes e Oficina de Dramaturgia na Universidade Federal do Ceará. Possui também formação em Gestão Cultural no curso de Administração Pública da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Ítalo ganhou prêmios por seu trabalho artístico e poético, entre eles se destacam Prêmio Fernando Pessoa de Honra ao Mérito (Fundação Cultural de Curitiba | Literarte, 2016) e prêmio de destaque pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre/Literarte (2014).
Em 2017, passou a ser membro da “The International Association of Art, IAA / AIAP, L’Association Internationale des Arts Plastiques-UNESCO” e do Sindicato Nacional de Artistas Plásticos, além de ter recebido o título de acadêmico do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa, em janeiro do mesmo ano.


- Gaveta Aberta (2014)
- Pelo Ralo (2016)
- Pássaros Pretos (2018)


 
Associados
Proximos Eventos
Nalap © 2024
EtiServer