Artigos

CORTESIA PARA A CIDADANIA: SABER-ESTAR




Formar o cidadão de hoje para ele próprio Saber-estar, pressupõe uma pedagogia direcionada para a constante adaptação a situações, a valores, a técnicas, a novos conhecimentos, a uma vida quotidiana que se diferencia dia após dia, isto é, torna-se necessário um esforço sempre renovado na conceptualização da própria escola moderna, uma escola à medida das novas e complexas situações sociais.

Uma pedagogia da adaptação poderá ser a chave para este problema contemporâneo e, poucas dúvidas restam, quem não se adaptar aos tempos modernos, rapidamente será ultrapassado, ignorado e excluído.

A importância do Saber-estar é crucial nesta fase da vida da humanidade, por isso, as sociedades em todos os seus elementos constituintes: com especial destaque para a família, e para a Escola, têm de se adaptar ao novo mundo que está aí.

Apostar na escola, na educação e na formação, é a atitude correta a estas novas realidades, que são irreversíveis, porque:

«É mister realizar, segundo uma expressão corrente na linguagem dos modernos pedagogos, uma escola por medida, conciliando as necessidades sociais e as exigências individuais (…) só um conhecimento pormenorizado e preciso dos indivíduos, (…), poderá contribuir para os adaptar de forma conveniente ao meio em que terão de viver.» (PLANCHARD, 1974:336).

Existe a conceção, segundo a qual, a escola tem por objetivos, não só de transmitir conhecimentos, reproduzir a sociedade e preparar para a vida, mas também educar para a cidadania, formar e consolidar a personalidade para uma ética relacional entre pessoas humanas e instruir os cidadãos para a vida prática e compatível com valores e normas de conduta social.

É nesse sentido que se afirma que:

«a escola deve estar adaptada à sociedade e visar a integração na sociedade. (…). Num mundo em incessante transformação como é o nosso, a escola tem de ser, não apenas o reflexo, mas também e sobretudo o projecto da sociedade.» (GOMES, 1982: 9).

É do conhecimento geral que: sociedade que não investe na educação e formação dos seus cidadãos terá o seu desenvolvimento fortemente prejudicado; e o atraso na qualidade de vida das pessoas e na garantia de todos os seus direitos ficará fortemente comprometido. A educação e a formação são a chave para o sucesso.

Bibliografia

GOMES, Joaquim Ferreira, (1982). História da Educação, Coimbra: Serviços Dactilográficos e Impressos de Hilário Teixeira.
PLANCHARD, Emile, (1974). A Investigação em Pedagogia. Objecto-Métodos-Resultados, 4ª Ed., Coimbra: Arménio Amado, Editor, Suc.

“NÃO, ao ímpeto das armas; SIM, ao diálogo criativo/construtivo. Caminho para a PAZ”
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=924397914665568&id=462386200866744


Venade/Caminha – Portugal, 2024
Com o protesto da minha permanente GRATIDÃO
Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo
Presidente HONORÁRIO do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal
site@nalap.org
http://nalap.org/Directoria.aspx
http://nalap.org/Artigos.aspx
diamantino.bartolo@gmail.com
http://diamantinobartolo.blogspot.com
https://www.facebook.com/ermezinda.bartolo
https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1




 
Associados
Proximos Eventos
Nalap © 2024
EtiServer