Artigos

Sampaio Bruno



«José Pereira de Sampaio (30 de Novembro de 1857 - 6 de Novembro de 1915), de pseudónimo Bruno (do nome de Giordano Bruno) e Sampaio Bruno para a posteridade, foi um escritor, ensaísta e filósofo portuense e figura cimeira do pensamento português do seu tempo.» (in: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sampaio_Bruno
É um dos grandes Filósofos Portugueses, que construiu o seu sistema como pensador intérprete perante Deus e o Universo fraterno entre os homens. Pensador do absoluto, para além de toda a revelação. A sua filosofia é, por isso, marcada pelo mistério, do qual faz parte, nos seus desenvolvimentos futuros metafísicos. Existem algumas reticências quanto à originalidade do seu pensamento, já que recebeu fortes influências de E. Hartman, do positivismo, apesar de o ter criticado.
Reconhece a existência do mal, e para resolver tal problema elabora o sistema filosófico que viria a ser posteriormente muito contestado, na medida em que afirma que Deus necessita do homem para a sua própria perfeição. O mal é uma realidade irrecusável, ele existe a todos os níveis: físico, moral, metafísico e até em Deus. Aqui, segundo os seus críticos, teria ido longe de mais.
A visão da realidade consiste na finalidade natural, na evolução de todos os seres do universo para a perfeição final, sendo o mal o princípio de tudo, condição do mundo, da história e da própria vida. Os seres vivos só subsistem à custa do mal, da destruição da vida de outros animais.
Causalidade entre todos os seres, e por isso o seu sistema pretende explicar o mal. Para tal, parte do “Espírito Puro”, provoca uma queda neste de forma a produzir o “Espírito Diminuído”, que é Deus e que é, qualitativamente, superior ao “Espírito Puro”, criando, depois, através de uma nova queda, o “Espírito Alterado”, ao qual corresponde o mundo e que é, quantitativamente, superior ao “Espírito Puro”.
A tensão entre o “Espírito Puro” e o “Espírito Diminuído”, reside nas verdades incompreensíveis e, entre o “Espírito Puro” e o “Espírito Alterado”, verificam-se as proposições absurdas contrárias à Razão. Na convergência dos “Espíritos Diminuído e Alterado”, ocorrem as unidades compreensíveis, e desta convergência resulta a Reintegração dos dois Espíritos, novamente em “Espírito Puro”. Nas suas principais obras, Sampaio Bruno, procura consolidar o seu pensamento. Assim:
Ideia de Deus (Porto, 1902) – É o primeiro momento. O Espírito Separado está em constante movimento, até se encontrar com o Espírito Diminuído, e por isso é que o mal explica tudo, é necessário e afetante. O relativo converge para o absoluto por intermédio das “Imanações”. O homem tem como finalidade libertar-se a si mesmo e aguardar, ajudando a Natureza a libertar-se até se integrar no “Espírito Diminuído”, numa vontade de viver superiormente.
O Bem consiste apenas em fazer convergir a maior parte ou porção do “Espírito Alterado”, na direção de Deus, até à reintegração. Recusar este “retorno a Deus é o “Mal”. Será através da Razão que o homem poderá caminhar para o encontro com Deus e sua reintegração.
A religião tem de ser posta ao serviço do homem. No fim, haverá só Deus, Deus homogéneo. A oposição à teologia cristã e à metafísica clássica messiânica, não profética, não dinâmica e não redentorista, é patente nesta obra, propondo uma Teurgia Messiânica-Profética. A sua heterodoxia fica, assim, bem clara perante a teologia cristã. «A Teurgia, busca a perfeita comunhão com Deus, obtida através de técnicas cerimonialistas como rituais, preces, exercícios e estudos. Possui muita influência do cristianismo esotérico. É uma forma de magia ritual (cerimonial), com o objetivo de incorporar a força divina ou em um objeto material como por exemplo uma estátua, ou no ser humano através da produção de um estado de transe visionário.» (in: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teurgia)
Brasil Mental (Porto, 1898) – Constitui, também, uma heterodoxia contra a conceção evolucionista da ciência do seu tempo, demasiado presa à ciência sensível. Ataca o positivismo convencional. A Filosofia abrangerá todas as ciências e será o conhecimento geral de toda a objetividade. As questões postas pelo homem serão resolvidas por um sistema de conhecimentos universais e científicos, segundo os princípios positivistas.
A tudo isto, Sampaio Bruno, contrapõe a necessidade de uma Metafísica, admitindo o Mistério como fonte entendida de todo o pensamento. Esta obra significa a transição do cientismo agnóstico, e do materialismo ateísta, para um pensamento metafísico de nítido sentido “Teúrgico”, marcando os limites da doutrina positivista.
O Encoberto (Porto, 1904) – Faz a análise do pensamento sebastianista, e uma crítica a todo o messianismo, porque a humanidade é que tem que se salvar a si própria, através do homem do futuro, que consiste na permanência de alguns valores em grau maior, tais como a Saúde, o Trabalho, a Paz, a Liberdade, a Solidariedade e a Justiça, seguramente entre outros muito importantes.
O sebastianismo não é mais que emergência do espírito messiânico, pelo qual se anuncia a mensagem do Espírito, a Harmonia, a Verdade Suprema. No fundo do messianismo está o homem que necessita de redenção. Esta obra pode enquadrar-se numa filosofia da história, porque coloca todo o problema da redenção do homem no seio da redenção do universo. É uma das mais notáveis interpretações da existência histórica de Portugal e do seu povo.

Bibliografia

ARRIAGA, José de, (1980). “A Filosofia Portuguesa 1720-1820”, in: História da Revolução Portuguesa de 1820, Coleção Filosofia e Ensaios, Lisboa: Guimarães Editores.
PRAÇA, J. J. Lopes, (1988). História da Filosofia Em Portugal. 3ª Edição. Lisboa: Guimarães Editores.


Venade/Caminha – Portugal, 2020

Com o protesto da minha perene GRATIDÃO

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

Presidente do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal
http://nalap.org/
http://nalap.org/Directoria.aspx




 
Associados
Proximos Eventos
   
  Posse Acadêmica
  27/06/2020
  Posse Acadêmica
   
  Evento: 6º Encontro Internacional de Culturas Lusófonas - Junho 2020
  26/06/2020
  A língua portuguesa, hoje falada por mais de 200 milhões de pessoas, espalhadas ...
   
  Intercâmbio Cultural em Braga - Portugal
  26/06/2020
  Intercâmbio Cultural em Braga - Portugal
Nalap © 2020
EtiServer
粉嫩公主酒酿蛋经过改良后酒酿蛋丰胸,即冲即饮,省了好多时间,也省了好多麻烦。我在坚持了半个多月的时候就感觉胸部胀热胀热的丰胸食物,一个多月的时候我就感觉开始慢慢的饱满,长肉了。两个多月的时候基本上增大了一个罩杯,而且只有胸部大了丰胸产品,其他地方都没胖,这让我更加放心了,三个多月的时候我增大了两个罩杯,现在的我在老公眼里就是一只每天必宰的小绵羊粉嫩公主酒酿蛋丰胸,哈哈~